Nível 2: Moralidade Convencional
· Da adolescência em diante. A maior
parte das pessoas fica aqui,
não
avança mais;
· Já há interiorização e adopção (como suas) das regras morais;
· A moralidade é definida por actos que
são bons porquê
mantêm a ordem social convencional;
· O indivíduo considera correcta aquilo que está conforme e que respeita as regras, as
expectativas e as convenções da sociedade;
· Estádio
3: Expectativas
interpessoais
mútuas, relacionamento e conformidade interpessoal
o As acções são
avaliadas na base das intenções do actor;
o “Ser bom” é importante e significa ter boas intenções, mostrar interesse pelos outros
e estabelecer relações recíprocas
como
a
confiança, a lealdade, o respeito e a gratidão;
o O adolescente mostra gratidão
e apreço pelas
autoridades
e procura se digno dessa
confiança, respeitando a regra de
ouro, isto é, reconhecendo a importância da reciprocidade
e tratando bem os outros porque
espera que os
outros também
o
tratem bem;
o O que importa é corresponder às expectativas das pessoas mais próximas ou àquilo que as pessoas geralmente esperam dos indivíduos na
nossa posição;
o Pode originar situações de juízo contraditórias (em termos pessoais) e posições morais radicais, não há relativização (manda a maioria = estereótipos
diversos
consoante o grupo);
o Resumindo, o que está
certo é viver de acordo com aquilo
que
os outros esperam de nós
e fazer aquilo que os outros esperam que nós façamos.
· Estádio 4: Sistema e
consciência social, manutenção da lei e da ordem
o Obediência às leis, respeito
pela autoridade e pelas expectativas que a sociedade
deposita em nós;
o Preocupação com a
sociedade como um todo;
o As leis são
para serem
cumpridas
e
a
sociedade espera que
cada um dê
o
seu contributo para
o bem-estar geral;
o A justiça exige que aquele que infringe a lei seja punido, que “pague” a sua dívida à
sociedade e que os sujeitos cumpridores da
lei
sejam recompensados;
o As leis e regras representam a “sabedoria codificada”, proporcionam estabilidade e
coerência (protegem de modas passageiras);
o Subordinação das necessidades individuais ao ponto
de
vista legal (da sociedade);
o Surgem problemas quando as leis são pouco claras, entram em conflito;
o Resumindo, o certo é cumprir o dever para com a sociedade, manter a
ordem social e velar pelo bem-estar
de todos. Este
estádio distingue os
pontos de
vista da
sociedade
dos
pontos de vista
dos
grupos e dos indivíduos.
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