sábado, 19 de maio de 2012

Estádio das operações concretas: 6/7 anos aos 12 anos

O crescimento físico é mais lento do que em fases anteriores, as diferenças resultantes do factor sexo começam a acentuar-se mais nitidamente. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar os seus próprios valores morais. A grupalização com o sexo oposto diminui. Passa a enfrentar as opiniões e ideias dos adultos. Deixam de confundir o real com a fantasia. Passa a ter uma representação mental das pessoas e dos objectos, adquire uma linguagem oral e classificar os objectos pelas suas similaridades e diferenças e a realizar operações matemáticas. Começa a ter noção dos conceitos de tempo e de número.

A reversibilidade e a associação permitem-lhe interpretar eventos independentemente do seu arranjo actual.

Conservação

o Pode recorrer aos argumentos da identidade, da reversibilidade e o da compensação.

Classificação

o As operações são concretas, não sendo ainda capaz de raciocinar sobre situações hipotéticas.

Este estádio é assim caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos.

Características:

a) Por volta dos 7 anos, o equilíbrio entre a assimilação e a acomodação torna-se mais estável;

b) Pensamento lógico: Surge a capacidade de fazer análises lógicas, de fazer operações mentais a um nível muito concreto;

c) A criança ultrapassa o egocentrismo, ou seja, dá-se um aumento da empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros;

d) Mesmo antes deste estádio a criança já é capaz de ordenar uma série de objectos por tamanhos e de comparar dois objectos indicando qual é o maior, mas ainda não é capaz de compreender a propriedade transitiva (a é maior que b, b é maior que c, logo a é maior que c). No início deste estádio a criança já é capaz de compreender a propriedade transitiva, desde que aplicada a objectos concretos que ela tenha visto;

e) Reversibilidade;

f) Pensamento descentrado;

g) Noção de conservação;

h) Conceitos de espaço, tempo, número e lógica;

i) Classificações e seriações.

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