A ideia que permeava os pensamentos de Piaget era que a inteligencia humana desenvolve-se partindo do princípio que o desenvolvimento intelectual é determinado pela relação do sujeito com o meio.
O indivíduo não
nasce
inteligente (não é passivo sob
a
influência
do meio), mas também não pode ser considerado como um dependente dos agentes externos. Ele responde
aos estímulos externos agindo
sobre
eles para construir e
organizar
o
seu
próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada, através de um processo contínuo de fazer e
refazer.
Coloca o conhecimento como uma questão de adaptação do organismo ao seu meio- ambiente. Assim,
o sujeito
do conhecimento modela sempre
as
suas acções e operações
conceptuais com base nas suas experiências. O próprio mundo sensorial com que se depara é um resultado das relações que mantém com este meio, de actividade perceptiva para com ele,
e não um meio
que existe
independentemente.
O
conhecimento
é
uma
construção
progressiva de
estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas
mais complexas e
mais poderosas até à
idade adulta.
Perspectiva construtivista – As estruturas do pensamento são produto de uma construção
contínua do sujeito que actua,
interage com o meio.
Piaget identificou quatro estádios de desenvolvimento intelectual com
características qualitativas
diferentes:
I. Sensório-motor;
II. Pré-operatório;
III. Operações concretas;
IV. Operações formais.
O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo a moldar o mundo em que
vive.
O conhecimento não é inato mas
resulta da
interacção do organismo com o
meio.
Uma maneira de fazermos um paralelo do construtivismo aplicado ao Futebol pode ser quando falamos da criação de um Modelo de Jogo, pois este nunca "É" deste ou daquele modo, ele "ESTÁ", já que as relações entre os membros da equipa estão em constante mudança, logo o próprio modelo de jogo também está mudando a cada momento, não necessariamente para melhor ou para pior, mas simplesmente se tornando diferente. Além disto, cada indivíduo percebe mudanças de maneira diferentes, já que cada indivíduo cresceu diferente e teve diferentes experiencias, cada um deles interpreta cada mudança de maneira diferente.
Sem comentários:
Enviar um comentário