Segundo a matéria abordada nas aulas, a Psicologia do Desenvolvimento caracteriza-se por ser uma ciência comportamental que foca os seus interesses na área do conhecimento humano, nos processos que se alteram durante o curso de vida. Procura estudar e compreender os processos do desenvolvimento pré-natal e pós-natal, bem como investigar e estabelecer os princípios e as leis da maturação, ou seja, do desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida até ao estágio terminal da vida.
Na prática, convém:
I. Sentar-se e observar
II. Definir um problema de investigação/Formular perguntas específicas
III. Desenvolver uma hipótese
IV. Testar a hipótese
V. Tirar conclusões
As abordagens metodológicas em Psicologia do Desenvolvimento são:
I. Estudos transversais – Não possibilitam ao investigador determinar se cada criança passa por uma transição da agressão física para a verbal. Experiências associadas a períodos históricos específicos.
II. Estudos correlacionais – São usados para testar hipóteses sobre quais variáveis podem contribuir para diferenças individuais no desenvolvimento.
III. Estudos longitudinais – Os mesmos sujeitos são observados de forma continuada ao longo de um período de tempo e são comparados com eles próprios. Permite ao pesquisador estudar a estabilidade de um comportamento no decorrer do tempo. Os problemas relacionam-se com o efeito da prática, a perca de participantes, ou problemas de financiamento.
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