quinta-feira, 24 de maio de 2012

Raciocínio Moral


O modo como o racionio moral ou juízo de valor moral se desenvolve diz respeito à idade  em que a criança poderá ser considerada moralmente responsável e está ligado ao desenvolvimento cognitivo.

Piaget desenvolveu um modelo teórico explicativo do desenvolvimento moral baseado no  respeito  e  compreensão  das  regras.  Para  ele,  a  dimensão  moral  do  desenvolvimento psicológico  refere-se ao respeito pelas normas sociais e ao desenvolvimento de sentido de justiça no sentido de igualdade e reciprocidade.

As  suas  investigações  permitiram-lhe  concluir  que  existem  diferenças  quanto  ao respeito às regras em crianças de idades diferentes, distinguindo-se as fases de heteronomia e autonomia moral.

I.       Heteronomia moral: dos 4/5 aos 8/9 anos

a O sujeito submete-se a regras que são ditadas do exterior e que são sagradas,  provenientes  de  uma  autoridade  superior  e  que  o podem ser alteradas;
b Nesta fase, a criança percebe as regras como absolutas, imuveis e intangíveis;
A    moralidade     é    determinada    pelas    consequências    materiais,

independentemente das intenções do sujeito;

c.    Sendo as regras encaradas como algo exterior a si, o respeito pela autoridade (que as dita) justifica que elas sejam seguidas.
II.       Autonomia moral: dos 8/9 anos em diante

a É a moral da cooperação e da reciprocidade;

b O  sujeito  constrói  as  suas  regras  morais  que  interioriza  e  cuja necessidade compreende;
c.    A  criança  percebe  as  regras  como  estabelecidas  e  mantidas  pelo consenso social;
d As considerações sobre a justeza de um acto dependem agora das

intenções;

e.   O contacto com pontos de vista divergentes constitui um elemento crucial    para    desenvolvimento   d moralidad autónom de reciprocidade.

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