quinta-feira, 24 de maio de 2012

Estádios de Desenvolvimento Moral: Parte 2


Nível 2: Moralidade Convencional


·    Da adolescência em diante. A maior parte das pessoas fica aqui, não avança mais;

·    Já há interiorização e adopção (como suas) das regras morais;

·    A moralidade  é  definida  por  actos  que  são  bons porquê  mantêm  a  ordem  social convencional;
·    O indivíduo considera correcta aquilo que está conforme e que respeita as regras, as expectativas e as convenções da sociedade;



·    Estádio  3:  Expectativas  interpessoais  mútuas,  relacionamento  e  conformidade interpessoal


o As acções são avaliadas na base das intenções do actor;

o Ser bom é importante e significa ter boas intenções, mostrar interesse pelos outros e  estabelecer  relaçõereprocas  como  a  confiança,  a  lealdade,  o  respeito  e  a gratidão;
o O adolescente mostra gratidão e apreço pelas autoridades e procura se digno dessa confiança, respeitando a regra de ouro, isto é, reconhecendo a importância da reciprocidade  e tratando bem os  outros porque  espera  que os  outros também  o tratem bem;
o O que importa é corresponder às expectativas das pessoas mais próximas ou àquilo que as pessoas geralmente esperam dos indivíduos na nossa posição;
o Pode originar situões de juízo contraditórias (em termos pessoais) e posões morais radicais, não há relativização (manda a maioria = estereótipos diversos consoante o grupo);
o Resumindo, o que está certo é viver de acordo com aquilo que os outros esperam de s e fazer aquilo que os outros esperam que s façamos.


·    Estádio 4: Sistema e consciência social, manutenção da lei e da ordem

o Obediência às leis, respeito  pela autoridade e pelas expectativas que a sociedade deposita em nós;
o Preocupão com a sociedade como um todo;

o As  leis  são  para  serem  cumpridas  e  a  sociedade  espera  que  cada  um  dê  o  seu contributo para o bem-estar geral;
o A justiça exige que aquele que infringe a lei seja punido, que “pague a sua dívida à

sociedade e que os sujeitos cumpridores da lei sejam recompensados;

o As leis e regras representam a sabedoria codificada, proporcionam estabilidade e

coerência (protegem de modas passageiras);

o Subordinão das necessidades individuais ao ponto de vista legal (da sociedade);

o Surgem problemas quando as leis são pouco claras, entram em conflito;

o Resumindo, o certo é cumprir o dever para com a sociedade, manter a ordem social e velar  pelo  bem-estar  de  todos.  Este  estádidistingue  os  pontos  de  vista  da sociedade dos pontos de vista dos grupos e dos indivíduos.

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