domingo, 20 de maio de 2012

Assimilação

Assimilação – Processo cognitivo pelo qual uma pessoa integra um novo dado perceptual, motor ou conceptual nas estruturas cognitivas prévias. Ou seja, quando a criança tem novas experiências, ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

"… uma integração nas estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação."

"Chamaremos acomodação a toda a modificação dos esquemas de assimilação sob a influência de situações exteriores (meio) aos quais se aplicam."

"A acomodação explica o desenvolvimento (uma mudança qualitativa), e a assimilação explica o crescimento (uma mudança quantitativa); juntos eles explicam a adaptação intelectual e o desenvolvimento das estruturas cognitivas."

Quando se fala que não existe assimilação sem acomodação, significa que a assimilação de um novo dado perceptual, motor ou conceptual, se dará primeiramente em esquemas já existentes, ou seja, acomodados em fases anteriores. E quando se fala que não existem acomodações sem assimilação, significa que um dado perceptual, motor ou concepual é acomodado perante a sua assimilação no sistema cognitivo existente. É neste contexto que Piaget fala da "acomodação de esquemas de assimilação".

Assim podemos dizer que a
adaptação é um equilíbrio constante entre a assimilação e a
acomodação.

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