quinta-feira, 12 de abril de 2012

Prespectivas Históricas da Psicologia

Segundo Herrmann Ebbinghaus (1908), um dos primeiros psicólogos experimentais , "A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta" , como ele muitos mais pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas da Antiguidade dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - à percepção, à consciência e à inconsciência. 
Apesar das teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX. 
O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Sendo que a sua maior areá de interesse era o funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. 
O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos, alunos de Wundt que propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos.
 Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. 
Embora  se baseasse numa nova prespectiva: o médico e filósofo americano William James propôs no seu livro The Principles of Psychology (1890) - para muitos a obra mais significativa da literatura sobre psicologia - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura.
 Nessa época a psicologia já era uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte

Sem comentários:

Enviar um comentário