quinta-feira, 3 de maio de 2012

Construtivismo





                  A ideia que permeava os pensamentos de Piaget era que a inteligencia humana desenvolve-se partindo do princípio que o desenvolvimento intelectual é determinado pela relação do sujeito com o meio.


O indivíduo  não  nasce  inteligente  (não  é  passivo  sob  a  influência  do  meio),  mas também não pode ser considerado como um dependente dos agentes externos. Ele responde aoestímulo externos  agind sobre   ele para   construi  organizar    seu   próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada, através de um processo contínuo de fazer e refazer.

Coloca o conhecimento como uma questão de adaptação do organismo ao seu meio- ambiente.  Assim,  o  sujeito  do conhecimento modela  sempre  as  suas  acções e  operões conceptuais com base nas suas experiências. O próprio mundo sensorial com que se depara é um resultado das relações que mantém com este meio, de actividade perceptiva para com ele, e  não  u meio  que  existe  independentemente.  O  conhecimento  é  uma  construção progressiva de  estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas mais complexas e mais poderosas até à idade adulta.



Perspectiva construtivista As estruturas do pensamento são produto de uma construção connua do sujeito que actua, interage com o meio.




Piaget identificou quatro estádios de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes:
       I.        Sensório-motor;

II.        Pré-operatório;

III.        Operações concretas;

IV.        Operações formais.


O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo a moldar o mundo em que vive. O conhecimento não é inato mas resulta da interacção do organismo com o meio.

Uma maneira de fazermos um paralelo do construtivismo aplicado ao Futebol pode ser quando falamos da criação de um Modelo de Jogo, pois este nunca "É" deste ou daquele modo, ele "ESTÁ", já que as relações entre os membros da equipa estão em constante mudança, logo o próprio modelo de jogo também está mudando a cada momento, não necessariamente para melhor ou para pior, mas simplesmente se tornando diferente. Além disto, cada indivíduo percebe mudanças de maneira diferentes, já que cada indivíduo cresceu diferente e teve diferentes experiencias, cada um deles interpreta cada mudança de maneira diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário